Blade&Soul - um excelente jogo que infelizmente não tem servidor br |
Brasil; que país maravilhoso, gigantesco, repleto dos mais variados tipos de personalidade, e uma mistura confusa de culturas e que, de alguma forma, deu certo.
Esta entre os maiores no mercado de jogos; prezamos e valorizamos nossos ídolos, claro que, ao mesmo tempo, também somos extremamente críticos, porém, isto só prova que somos exigentes e queremos que aqueles que nos representam sejam REALMENTE os melhores possíveis, para que possamos ter orgulho de falar:
-Ele(a) é brasileiro(a)!
Mas...não estou para falar das coisas bonitas, e sim, de um sintoma que tem piorado cada vez mais e que tem começado a nos afetar...
Problemática
Em sites, forums de jogos, noticias ou ate mesmo em jogos internacionais onde se tenha mesmo que uma pequena comunidade de brasileiros, uma hora ou outra, surge ele, um dos maiores problemas e que nos afeta como uma externalidade; algo extremamente bobo, banal, mas, após uma sequencia continua de pessoas que alimentaram este sentimento fez com que o mesmo acabasse crescendo/tomando forma, como uma verdadeira bola de neve.
Neste exato momento, talvez, o mesmo esteja se fortalecendo por conta do comentário de um ou de outro.
As consequências são diversas: Desvalorização, desconfiança, exclusão, desrespeito...e por ai vai.
Frases que alimentam algo ruim.
"Eu odeio os brasileiros, não gosto de jogar com eles; prefiro servidor americano'.'Também há o famoso vídeo que nos deixou com uma marca registrada - o famoso "hu3". O pior que esta visão distorcida de alguém que não vive nossa realidade acabou que sendo tomada como absoluto por nós mesmos...espalhando esta estranha fama de que orgulha alguns, e deixa outros enojados.
"Brasil é ruim, se fosse para escolher entre um servidor br e americano eu iria pro americano só para não ficar com os BRS...'.'
O problema aparece quando estes pensamentos são doutrinados para o resto do mundo; pessoas que falam que o país não presta, que somos os piores, incompetentes, corruptos, malandros, ladrões...
A incoerência se da em alguns simples fatos - o que adianta falar que somos isto ou aquilo para alguém que não pode fazer nada além de passar a olhar para tal lugar com um olhar diferente.
Em palavras mais simplificadas - não adianta nada falar para o estrangeiro que somos tudo de ruim.
A única coisa que o mesmo (o estrangeiro) ira fazer é ter a visão alterada - passara a te ver com um olhar de desprezo, falta de confiança e como uma pessoa baixa de um pais subdesenvolvido. O mesmo não ira mais dar o mesmo valor para nós, consequentemente, perdemos diversas oportunidades, eventos, shows, servidores, jogos...
Não é necessário ser nenhum gênio para notar que esta atitude tão praticada por muitos não leva a nada além de prejudicar ao próprio ser que a realiza. Seja com empresas, pessoas, servidores, jogos que se recusam a vir para a nossa região por não confiar ou temer algo; e quem perde com isto somos nós.
O motivo disto ocorrer é incerto, do que pesquisei, aparentemente, as pessoas o fazem com o intuito de "protesto".
Curioso que o mesmo é destrutivo, aquele que espera que causar danos ira fazer com que o problema seja solucionado, quando na verdade, só piora a situação; é como um garota revoltada que por estar insatisfeita consigo mesma se fere com o intuito de "punir" para .
Este é apenas um dos motivos...a também aquele que simplesmente acredita que não há salvação e única forma de se safar é fugindo do meio que ele vive, pois, acredita, que os seus problemas é culpa do meio, logo, se ele sair do meio as coisas melhoram.
Resolução
Não há como realmente resolver este problema, pois, ele não tem lógica; o ser nem sempre realiza atos com o intuito de trazer o melhor para si o que faz com que se haja diversas variações e que não é possível encontrar soluções ( ao menos não as encontrei )
Uma possível forma de minimizar é extremamente árdua, pois, iria ser necessário mostrar que as coisas não são tão ruins quanto estas imaginam e que o de fora não é tão diferente quanto pensa. Isto só pode ser atingido através de uma boa formação, e que, consequentemente, muda a forma de se ver o mundo.
Conclusão
Falar mau de si mesmo (sendo brasileiro e falar mau dos mesmos) não tem beneficio algum e apenas servira para quem sabe no futuro sermos totalmente desvalorizados; aquele estrangeiro pelo qual você falou mau do Brasil, no futuro, pode vir a se tornar o dono de uma empresa e escolher não vir para o Brasil, consequentemente, perdemos.
Extremo, porém, pode vir a se tornar uma realidade.
O ideal : o que não gosta da atitudes de alguns, deve, começar fazendo a diferença e mostrar que nem todos são assim ao invés de apenas criticar e falar que isto é algo que não é possível resolver.
A conclusão é que este é um ato tolo e inútil que tem como único objetivo desabafar seus problemas.
O pior é que este ato, consequentemente, cria mais problemas.
Comentário do autor
Óbvio que eu não fiz este post do nada, tem um motivo.
Já fiz varias postagens por aqui falando de lag. Também acesso diversos fóruns e sites diversos e hora ou outra acabo encontrando um brasileiro criticando a seus próprios compatriotas. Algo curioso é que esta pratica se estende em todas as nações!
Isto ocorre pois utilizamos da famosa técnica de generalização e só lembramos daquilo que nos incomodou, enquanto o bom é ignorado, pois, o consideramos como algo normal.
Um post no fórum de um jogo pedindo um servidor para a nossa região me incentivou a fazer esta postagem, neste, se encontra alguns comentários de pessoas reclamando de seus companheiros de nação e que jamais jogariam em um servidor com eles. (com isto a publicadora internacional ve estes comentários e não ve motivos para abrir um servidor)
No fim quem perde é a própria publicadora e as pessoas que jogam com desvantagem :
1 - aqueles que não tem um ping decente jamais irão poder se dedicar competitivamente e realmente se tornar o melhor, pois, a desvantagem causada pelo ping é gigantesca.
2 - O próprio jogo que poderia ter um campeonato muito maior e que abrangesse diversas partes do mundo a ponto de tornar o mesmo grandioso(alguns jogos famosos que fazem isto - LOL, DOTA 2, CS:GO).
1 Comentarios:
Eu não acho que os brasileiros em geral sejam o problema. Na verdade são dois os pontos que geram problemas. O primeiro são os grupos de brasileiros. Um ou dois brasileiros junto com um grupo de jogadores americanos são indistinguíveis de americanos normais, mas em grupo, em time, uma guild brasileira é muito diferente de uma americana, mas tipo, muito mesmo, é quase que um outro mundo por que os brasileiros geralmente são muito isolados em relação ao restante dos jogadores em termos de informação e seu compartilhamento. Em geral eu jogo praticamente todos os jogos online no servidor NA, e nunca falo que sou brasileiro, a não ser que me perguntem sobre meu sotaque ou algo relacionado. Não tenho vergonha de ser brasileiro, mas também nenhum orgulho e, principalmente, necessidade de expor de qual pais eu sou. Esse é o segundo ponto, não vejo os jogadores mundo a fora falando de qual país eles são, nos servidores americanos só brasileiro tem essas manias de pensar que o país dele é algo que os outros jogadores vão se importar, quando na verdade a única coisa que importa para eles é se você fala a mesma língua que eles e se você está disposto a jogar e ter o mesmo comprometimento o jogo como eles estão.
Postar um comentário