MSpeed. Tecnologia do Blogger.

Um blog de jogos , com dicas , informações e recomendações

Jogo que recomendo #10: Half-Life

Autor : Unknown On segunda-feira, 3 de outubro de 2016 1 Comentarios


Half-Life

Pelo fato do JQR chegar aos 2 dígitos e o blog fazendo 1 ano...era necessário colocar um jogo praticamente obrigatório de comemoração para o jogo que recomendo #10...
E apos algum tempo pensando...não poderia ser outro jogo se não Half-Life que é praticamente um clássico e que marcou a data com seu lançamento...virou noticia ao redor do mundo, teve debates sobre o mesmo, foi proibido em alguns países, muitos foram para fora apenas para comprar o mesmo...uma coisa é fato; o mesmo revolucionou e marcou a epoca, inclusive chegou a ser "rotulado" por alguns como o melhor jogo de todos os tempos

Hoje ele já tem o rotulo de ser um CLÁSSICO.
O que o torna um jogo perfeito para entrar na lista dos jogos que recomendo.

Half-Life foi produzido pela Valve e foi lançado em 1998 para o Microsoft Windows, trata-se de um jogo de tiro em primeira pessoa onde o jogador joga como o Dr. Gordon Freeman que trabalha em uma especie de laboratório secreto chamado Black Mesa Research Facility.

O mesmo não apresenta cutscenes(é quando o jogo pausa e começa a passar um filme para introduzir algo ou avançar na história do jogo) além de ser inteiramente em primeira pessoa - seus desenvolvedores o fizeram desta forma para o tornar o mesmo mais imersivo.

Claro que Half Life foi lançado há 10 anos atrás, por conta disto, sua interface, gráficos, mecânica são um tanto quanto ultrapassadas, porém, o enredo do mesmo, easter eggs, segredos e as interações indiretas conseguem criar um ambiente um tanto quanto imersivo e que ainda pode o torná-lo capaz de ate mesmo ser melhor que muitos jogos que utilizam de tecnologias mais atuais, mas, falham no quesito de proporcionar algo a mais além de um entretenimento rápido e que depois é totalmente esquecido..

É importante jogar Half-Life pois ele é o jogo que foi a inspiração para diversos outros que vieram a surgir - ele é a base e trouxe ideias novas e que praticamente revolucionaram os gêneros de FPS.

Justamente pela sua rusticidade o mesmo pode ser um verdadeiro desafio para jogadores acostumados com a facilidade gigantesca dos jogos que se tem atualmente, em Half-Life o aprendizado é puramente empírico, isto é, em muitas áreas se aprende como passar das mesmas falhando e tentando novamente de uma outra maneira ate que se consiga acertar - não vai ter algo pulando na tela do jogador explicando a forma como deve ser feita, cabe ao mesmo descobrir através das "mensagens" que estarão presente no ambiente ou algo que aconteceu, exemplo, uma pintura, ou, um npc/monstro que levantou uma alavanca que fez alguma coisa.

Retomando, a importância de passar pela experiencia de jogar este clássico também pode servir para fazer comparações com outros jogos, afinal, HL para quem nunca jogou é um tanto quanto desafiador em algumas etapas, esta experimentação permite ao jogador comparar com jogos mais atuais e formar uma opinião.

O conjunto: clássico, difícil, historia marcante e que consegue envolver o jogador, ambiente imersivo, easter eggs, ação, puzzles, sons, chefões, "segredos" que deixa ao jogador dar explicação...entre outros diversos motivos que tornam Half Life um jogo praticamente obrigatório para os amantes dos jogos de FPS, ação, zumbis...

PS - O mesmo pode ser um tanto quanto "perturbador" para algumas pessoas, recomendaria apenas para quem e +18 e que tem um inglês intermediário ao menos.

PS2 - Recomendo comprar quando mesmo estiver em promoção por menos de R$6 na STEAM

PS3 - Na maioria das sales da steam ela coloca a maioria dos jogos que são clássicos por um bom desconto - este seria o momento ideal para comprar o mesmo

1 Comentarios:

Lucas Kyonzu disse...

O Half Life 1 hoje ele está bem datado :( Os HL's 2 por outro lado ainda são bem jogáveis. Acho que vou inclui-los na minha lista de jogos para rejogar nas férias inclusive.

Postar um comentário