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O poder dos times Coreanos?

Autor : Unknown On sábado, 21 de janeiro de 2017 0 Comentarios


League of Legends

Um tempo atrás enquanto assistia o mundial de League, me peguei com um questionamento em especifico

Por qual motivo os times asiáticos dominam o cenário competitivo?
Tem a fama de serem os melhores, os inovadores e carregam o titulo de ter a fila ranqueada mais competitiva de todas.
É o servidor coreano que todos vão fazer seus "bootscamps"(que significa: treinar em outro país,  com outros times, outro cenário para se acostumar)

Afinal, como pode, as outras regiões que jogam também constantemente, treinam, estudam e vivem do jogo mas, na hora que competem entre si, perdem para os mesmos.

PS: Esta postagem era para ter saído na época do mundial de League of Legends porém, por alguns problemas não consegui terminá-la a tempo mas, irei postá-la agora x:



Contexto



League of Legends é sem sombra de duvidas o MOBA mais popular dos últimos anos; tem servidores ao redor de todo mundo, inclusive, um brasileiro. Não é necessário muito para se notar isto, bom exemplo é a lista de jogos que mais faturaram em 2015

Todo ano acontece o MUNDIAL de LOL, onde se reúne os melhores times de todas as regiões ao redor do mundo.

A lista dos vencedores do mundial de LOL

1. Fnatic (um time europeu)
2. Taipei Assasins (Taiwan)
3. SK Telecom T1
4. Samsumg Galaxy White
5. SK Telecom T1

O primeiro campeonato pode se desconsiderar, pois, naquela época LOL ainda não era muito famoso.
Porém, ouve uma explosão de sua popularidade, com isto, ele ganhou vários servidores ao redor do mundo.

Logo com o segundo mundial já se nota um domínio dos times asiáticos, o primeiro e o segundo time eram de la
No quarto mundial: Os 4 primeiros colocados.
E no momento que este post esta sendo feito com a sexta temporada do mundial de League of Legends novamente estão no topo e são os favoritos para levar o mundial novamente.

Spoiler alert: SKT ganhou. novamente

Como?
É justamente isto que vou tentar responder, fui desconstruindo e buscando informações a respeito dos possíveis motivos que podem torná-lo melhor.
Claro que fui por partes de algumas coisas que fui supondo do que poderia ser.

  • Equipamentos
  • Experiencia
  • Entrosamento
  • Conhecimento
  • Quantidade[? (aqui considerei se as regiões que eles jogam são mais cheias, maior numero de pessoas jogando)]
  • Cultura


1. Equipamentos


Quando se pensa nesta região, talvez, algumas pessoas vão pensar sobre tecnologia(no caso, eu penso)
Mas...do que pesquisei, aparentemente, os equipamentos dos jogadores são praticamente iguais, eles usam do "melhor"
A única diferença talvez seja a configuração dentro do jogo, a maioria dos profissionais, utilizam self cast, smartcast...entre outras variações, o botão do lado do mouse também é bastante popular.
Logo, pelo que notei, o equipamento, spec e configurações dos jogadores é mais o que o mesmo se sinta confortável de jogar e que não o limite.
Por conta de ser similar entre todos, não deve ser um dos motivos.


2. Experiencia


Este foi um tanto complicado de medir. Para tentar comparar eu utilizei de fontes externas e de um site chamado howmuchtimehaveiwastedonlol que basicamente mede a quantidade de horas jogadas.
E também utilizei do site probuilds.net (para tentar descobrir o nome da conta dos mesmos...)

No caso há um tremendo problema aqui, pois, a maioria dos jogadores profissionais não tem apenas uma smurf, eles tem VARIAS. (smurfs são segundas contas onde os jogadores utilizam para verificar a habilidade atual deles comparando com jogadores de elo mais baixo)

Mas, supondo que a maioria dos jogadores tem smurfs resolvi desconsiderar as mesmas, pois, talvez, no todo, elas pudessem se anular
O que encontrei aqui é uma grande variação ,alguns jogadores tem muitas horas a mais, enquanto outros, tem poucas horas.
Utilizando do howmuchtime o mesmo aponta sim uma certa relação entre os melhores times = maior tempo de jogo, mas, não é absoluto.
Pois há um time que tem MUITO tempo de jogo (5000horas+) e mesmo assim saiu na fase de grupos.
Logo, resolvi desconsiderar o fator experiencia pois todos jogam a MUITO TEMPO e já devem ter dominado por completo o jogo.


3. Entrosamento


Outro um tanto quanto complicado de se medir
Para o mesmo utilizei do lolgamepedia e levei em conta como entrosamento = quantidade de tempo que o time esta junto jogando, sem mudanças na lineup do mesmo(não ouve troca de jogadores)
Eis aqui os dados

Pesquisado - dia 11/10/2016

Verifiquei os times que saíram da fase de grupo.

SKT - ultima mudança 25 de fevereiro de 2016: 229 dias.

Royal Never Give Up - ultima mudança 15 de maio de 2016: 149 dias

Cloud9 - ultima mudança 1 de junho de 2016: 132 dias

ROX Tigers - ultima mudança 4 de março: 221 dias (jogador banido? - sem informação do mesmo)

Samsung Galaxy - ultima mudança 29 de novembro de 2015: 317 dias

H2k-Gaming  - 157 dias
( Um tanto quanto complicado medir o da H2K, considerei entrosamento = a data que o forgiven entrou e desconsiderando o tempo que ele passou fora - entrou em 23 de dezembro - saiu 29 de abril e entrou novamente em 12 de julho )

Albus NoX Luna - 347 dias

Estes são os times que saíram dos grupos mas, se formos verificar alguns dos times que estavam na fase de grupos fica visível que esta não pode ser uma boa forma de medir ou confirmar que este talvez seja o fator.

Alguns exemplos:

INTZ e-Sports - 329 dias(ou mais)
Counter Logic Gaming - 300+ dias.
Team Solo Mid - 177 dias

Também se formos levar em conta os primeiros de seus respectivos grupos:
SK Telecom T1 [5 - 1] (229 dias)
ROX Tigers [5 - 2] (221 dias)
H2K [5 - 2] (157 dias)
Samsung Galaxy [5 - 1] (317 dias)

Não há como realmente comprovar algo com estes dados, eles não são constantes o suficiente para supor algo, uma vez que, tem times que foram melhores que outros que tinham muito mais tempo juntos.


4. Conhecimento


Aqui eu tomei como base os dados de campeões que foram utilizados nos jogos da fase de grupos.
Campeões roubados e que estão visilmente forte e com uma taxa de vitoria alta = conhecimento do jogo e dos campeões que estão forte e determinado patch.
Aqui utilizei novamente o lol.gamepedia
As estatisticas são de 49 jogos na fase de grupos

Nidalee - pick or ban em 100% dos jogos - 66.7% de vitoria
Syndra - pick or ban em 95% dos jogos - 66.7% de vitoria
viktor - win rate de 72%
alistar - 71% de vitorias


No caso eu tornei como escolha de tal campeão = +1 ponto - Nidalee, Syndra, Alistar, Viktor.
Tomei como exemplo o GRUPO D devido a região de cada time - Splyce = EU, Team Solo Mid = NA, Samsung Galaxy = Coreia do sul,  Royal Never Give Up = China

Splyce = 1 / apenas um pick de alistar

Team Solo Mid = 2 pontos / 2 picks de syndra 

Royal Never Give Up = 3 / Nidalee, viktor e alistar

Samsung Galaxy = 4 / 3 viktor, 1 alistar


Porém, em outros grupos, isto não fica tão visível.
Exemplo é o grupo C

Onde a Cloud 9 que é da região da América do Norte teve um total de 6 pontos (segundo lugar)
Enquanto a SK Telecom T1 da Coreia do Sul teve um total de 5 pontos (primeiro lugar)

Não é certo se este pode ser realmente o fator, afinal, vivemos em um mundo globalizado: Se um campeão esta muito forte, obviamente, as outras regiões também vão utilizar do mesmo porém, notável que as regiões da Europa e América do Norte utilizam menos destes campeões roubados(com alta winrate) se em comparação com as outras regiões.

O que fica visível é que os times de tal região seguem as atualizações do jogo, se adaptam a ela, passam a utilizar os campeões que estão extremamente forte.
Hora, trata-se de versatilidade, adaptação e a chamada "champion pool" gigantesca.
Conseguem jogar com praticamente todos os campeões. 


5. Quantidade


O servidor Coreano é o mais popular de todos: maior quantidade de jogadores.
Se tem mais jogadores, obviamente, deve ter mais pessoas para escolher para um time, filas mais rápidas, jogos mais variados, competitividade e novas "invenções".


6. Cultura



Todos sabem a fama que os países vencedores do mundial de lol tem, são os melhores, indiscutível.
É bem curioso pois existe ate FACULDADE de LOL. Muitos largam a escola exclusivamente para se dedicar ao jogo, literalmente uma febre, sem contar, numa quantidade gigantesca de campeonatos que são realizados.

E claro, fama, FAKER é um dos jogadores mais amados por lá e praticamente conhecido por todos que jogam League.
Isto faz com que de certa forma haja uma competitividade gigantesca e uma vontade por obter isto que tal jogador de LOL tem ( É o que suponho...porque alguém iria jogar tanto LOL e chegar ao topo de sua soloq se não a busca por um destaque?)

Ao contrario do que acontece em outros países, por exemplo, o Brasil, onde os jogadores de LOL não tem uma fama muito boa...


Conclusão [?]



Deixar bem claro que é extremamente difícil chegar a uma certa conclusão com os pontos levantados mas, algumas coisas ficaram destacadas.

1. Fluxo maior de jogadores e popularidade
A chance de encontrar uma estrela é maior, uma pessoa que tenha algo a mais que a possa se destacar do jogador comum, por exemplo, reflexos mais rápidos, psicológico forte, confiança ou ate mesmo ousadia para fazer jogadas de risco que podem levar a vitoria ou derrota.

2. Maior numero de jogadores ²  - comunidade
Afeta no quesito da comunidade do jogo que é maior, as pessoas dali se comunicam e testam mais os campeões, fermentam ideias e analisam o jogo em busca de algo extra que pode fazer diferença.

3. Champion pool gigantesca
Quem aposta nos picks novos, são os coreanos, todo patch lançado faz com que um campeão novo começe a se destacar, obviamente, os times de lá utilizam o mesmo pois sabem de seu poder.

4. Cultura.
Ao contrario dos outros países, ser um jogador profissional lá é considerado um emprego de verdade, ganham muito bem, porém, a competição é extremamente acirrada o que os obriga a treinar pesado para não perder o posto.
Sem contar que há apoio para os mesmos, desejo de se chegar ao topo pois a popularidade para estas pessoas é extremamente alta, algo que não acontece da mesma forma em outras regiões.


Obviamente, deve ter outros motivos que dão suporte a dominância dos mesmos no espaço competitivo de League of Legends.


Comentario do Autor.

Este post era para ter vindo a tona durante a época do mundial de League de 2016...por não ter terminado o mesmo resolvi postá-lo agora que esta ocorrendo o LCK ( Legends Champions Korea ) que basicamente é a mesma coisa que o LCS só que dos coreanos.
Destaque que o LCS das regiões americana e também europeia vão começar, pode conferir os horários no site  de lol americano (em inglês, o brasileiro não tem estas informações)


Link para o LCK

Site com os horarios - lolesports - lck
As transmissões serão feitas no youtube - link para o canal (na area de livestreams)
NOTA: HORARIO PARA OS JOGOS DA LCK - POR VOLTA DAS 6H DA MANHÃ COMEÇA A STREAM.

também esta passando o LCS pode assistir no canal da twitch da riot: www.twitch.tv/riotgames


Se acha que pode haver algum outro motivo para o sucesso dos mesmos, deixe um comentario falando sobre, estes foram o que consegui pensar. 

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