MSpeed. Tecnologia do Blogger.

Um blog de jogos , com dicas , informações e recomendações

Operadoras tentando limitar a conexão e o plano de censura a internet. Um alerta

Autor : Unknown On domingo, 10 de abril de 2016 0 Comentarios

Limitando a internet.

O mais novo plano de nossas queridas operadoras é de tentar fazer com que os consumidores paguem mais por um serviço pior e limitado mensalmente.

Além disto.

Há uma tentativa descarada de alguns políticos tentarem censurar as redes sociais, liberdade de expressão e ate mesmo a internet, pois acham que as pessoas não podem dar sua opinião sobre eles que são figuras publicas e que afetam diretamente a vida delas.

Atualização 4/18/2016
Nota : Aparentemente as operadoras meio que seguraram um pouco a tentativa deles, no momento, as franquias não estão mais para serem implementadas devido a quantidade absurda de pessoas que foram contra a implementação.
Em breve farei um novo post para atualizar melhor.
Nota2 : Aparentemente não é muito bem assim que vai funcionar, em breve atualização. 
Nota3 : Incoerencia dos motivos da implementação das franquias.


  O plano das operadoras e a tentativa de limitar a internet.


As principais operadoras Vivo, NET, Oi, Claro, GVT e a Anatel se uniram e agora querem implementar um serviço de limite de franquia nas internets ADSL, antes o serviço so valia para os celulares, agora estão querendo passar isto para as internet a cabo (com modem).

Com a introdução desta nova "ideia" os serviços vendidos pelas operadoras não será mais ilimitado ( como é hoje que você pode utilizar a internet o quanto quiser mensalmente) e passarão a ter limites. 

Logo em um mês se terá a 100gb disponíveis para o uso da internet fixa a cabo (nos planos mais comuns) no momento que o usuario passa este limite a sua internet pode ter sua velocidade reduzida ou ate mesmo cortada obrigando o mesmo a pagar por mais franquia caso queira continuar a utilizar a internet.

Pelo fato de todas as empresas terem se unidos para implementar isto os consumidores das maiores distribuidoras de internet do pais não terão escolha se não aceitarem esta imposição, caso contrario, ficarão sem internet.

É notável que este é um serviço utilizado em alguns outros países, como é o caso do Estados Unidos, que pelo fato de não haver outras provedoras em determinadas regiões as operadoras disponíveis oferecem apenas serviços com limites mensais.

Qual é a vantagem para o consumidor?


Para um usuario que não utiliza a internet para tudo e que costuma navegar de 1 a 2 horas na internet por dia para acessar emails o plano pode ser uma vantagem, ja que havera um preço mais em conta para uma franquia mais barata; Além disto haveria menos momentos que a internet ficaria lenta, pois os usuarios que utilizam demais a internet, acabariam ficando sem franquia, consequentemente, melhorando a internet de outros.

Qual é a desvantagem?


A principal desvantagem é o fato que você será limitado de quanto você usa a internet. O limite é algo extremamente baixo se somado ao fato de hoje se ter Wi-Fi, logo se em uma casa a mais de uma pessoa que utiliza da mesma internet a franquia acaba em instantes.
Os serviços que mais utilizam a franquia são os de streaming Spotify, Youtube, Netflix, Twitch...etc
Também são notáveis que baixar arquivos ou ate mesmo compartilha-los podem comer parte de sua franquia ( Torrents, download por programas que aumentam a velocidade, Upload de videos); Isto é, um jogo de 10gb pesa 10 giga na franquia.

A Quantidade que será disponibilizada é extremamente baixa a um usuário intermediário. Quando um usuário atinge o limite a internet do mesmo pode ser reduzida ou ate mesmo cortada o obrigando a comprar mais gigabytes da operadora para ter o acesso normalizado novamente.

O plano mais comum como já falado terá 100 gb disponíveis, parece ser muita coisa; Infelizmente só parece.
Realizei um teste para entenderem um pouco melhor do que estou falando.

Utilizando do programa Networx medi a quantidade que utilizei de minha internet em um período de 1 hora.
Algumas coisas para se notar : So havia eu utilizando a internet e realizei tarefas usuais do meu dia a dia na net : Acessei redes sociais, vi videos, ouvi playlists diversas, interagi em foruns, acessei portais e joguei um pouco de um MMO e baixei um jogo (340 mb).

Logo é importante notar uma coisa antes de verificar os resultados, SO EU estava usando a internet, o usual é celulares, notebooks, TV, consoles, impressora e outros eletrônicos utilizarem do Wi-Fi para conseguirem realizar suas tarefas; ou seja, este gasto de 1 hora seria ainda maior caso tivesse mais pessoas utilizando da internet.

1 HORA DE USO DE INTERNET E O GASTO DE GB.
Em 1 hora eu gastei 1gb, equivalente a 1% do total do que sera uma das franquias ( 100 GB ) , se eu manter esta media durante as outras 6 horas que fico no PC eu iria gastar 7% do total da franquia.
Se lervamos em conta que em minha casa é comun utilizar o netflix diariamente para assistir seriados e utilizam da internet para acessar redes sociais, videos e outros serviços de streaming, pode se concluir que em menos de 1 semana terei o acesso cortado.

Os serviços mais populares enviam e recebem muita informação, logo, limitar o acesso a internet seria um ataque direto aos serviços que estão vindo para substituir a televisão. (Spotify, Twitch, Netflix, Youtube, Azubu...)
Além disto, baixar jogos é outra coisa que come diretamente sua franquia, GTA V tem 100 GB, se você for querer baixa-lo ira ter que ficar um mes inteiro sem internet.
Os arquivos que vazaram a pouco tempo atras o Panama Papers tem 2.5 TERABITES; seria necessario praticamente 2 anos para baixar tudo com o acesso limitado da internet.

Como se isto não bastasse so é necessario uma pequena visita ao site destas operadoras para verificar que os planos que oferecem mais franquia são extremamente caros chegando a casa dos 3 dígitos. ( R$300 )
A internet que utilizo hoje custa menos de R$ 100 com uma internet aceitável e sem limite de franquia.
Logo da para se notar que este limite não apenas ira piorar o serviço mas como também ira aumentar o preço.
Um tremendo retrocesso na internet brasileira. É como se você pagasse por 1 chocolate de 300g e eles te darem apenas 50g.


O que podemos fazer?


  • Primeiro, se mantenha informado, conheça os planos disponiveis para sua internet, se você ler algo sobre "franquia" NÃO COMPRE. 
  • Entre em contato com youtubers, marcas que serão afetadas por isto (youtube, netflix, twitch...) e peça o apoio deles para tentar barrar esta tentativa de limitar
  • Conheça seus direitos, não deixe cortarem sua net : O que estas operadoras estão fazendo vai contra o proprio marco civil da internet
    Cap2. Art 7  : IV - não suspensão da conexão à internet, salvo por débito diretamente decorrente de sua utilização;
  • Apoie serviços novos e que não entram na onda destas operadoras, se estas empresas passarem a perder consumidores serão obrigadas a melhorar seus serviços. Há muitas cidades que tem um serviço novo e ilimitado; Se você tem escolha entre um serviço de franquia e um ilimitado escolha sempre o que não tem limite, boicote estes serviços de franquia.
  •  Compartilhe a informação e mostre para as pessoas o porque disto ser algo extremamente ruim para os consumidores, os únicos que aceitam isto obviamente não devem saber o que é 100gb disponível, são aqueles que não sabem do que se trata, o problema disto, é que eles são também geralmente as pessoas que estão hoje no poder e por não saberem do que se trata o assunto ou porque não tem um impacto tão grande no seu dia a dia acabam aceitando coisas do tipo.

Não aceite este retrocesso.

A part 2 deixarei para fazer outro dia

0 Comentarios:

Postar um comentário