O trabalho valeu a pena. |
Data de lançamento: 26 de fevereiro de 2016
Desenvolvedor: ConcernedApe
Publicadora: Chucklefish
Stardew Valley é basicamente um RPG infinito de vida na fazenda, com um grafico colorido, musica simples e uma mistura gigantesca de outros atrativos para manter o jogador interessado.
No jogo, seu personagem abandona sua antiga e cansativa vida na cidade e decide experimentar uma nova e mais simples no aconchegante vilarejo de Stardew Valley.
De começo minha expectativa não era tão alta, afinal, gráficos fracos e o jogo ter sido desenvolvido por uma única pessoa, logo, alguma coisa deveria estar em falta; mas resolvi compra-lo por recomendação de algumas pessoas.
E após passar mais de 80 horas no jogo posso afirmar que estou um pouco viciado, por conta disto, decidi dedicar ao menos uma review para este jogo que tem um charme decorrente de sua "simplicidade" em um ano repleto de títulos gigantescos de marcas já conhecidas por todos.
"Simplicidade" pois apesar das mecânicas serem um tanto quanto simples o mesmo tem um conteúdo gigantesco e vasto repleto de segredos e possibilidades.
Também merece um grande destaque pelo fato dele conseguir superar o jogo que o influenciou - Harvest Moon.
Uma pequena e breve historia introduz o personagem a chegada em sua nova realidade; No começo o mesmo se vê em uma bagunça, mas, conforme se tem o trabalho e a dedicação do mesmo é possível organizar tudo e ser recompensado com recursos e a satisfação gigantesca de poder ver a progressão pura que são resultados do tempo investido para alterar e trazer praticidade.
Claro que a genialidade de Stardew não se limita apenas a isto, e sim, por conseguir introduzir as suas vastas mecânicas de uma forma atraente.
Vastas pois tem bastante coisa presente no mesmo:
Skills (Habilidades) - Melhoram conforme mais você realiza determinada tarefa.
Recips (Receitas) - Com elas você pode construir uma variedade de objetos; seja para enfeitar ou auxiliar.
Combate - um pouco de ação no mesmo.
Eventos - são festivais, cutescenes, acontecimentos que no geral introduzem a vida no vilarejo.
Entre outras diversas coisas como a possibilidade de fazer determinados habitantes do vilarejo de Stardew Valley gostarem de você, e, conforme mais ele gosta você libera alguns momentos com o mesmo e caso você chegue ao maximo pode ate mesmo casar com um deles.
Pescando, wow |
O que fica visível é que trata-se de um jogo extremamente leve, mas, com um charme e "replayability" gigantesca.
Também é necessário vangloriar o seu desenvolvedor que foi capaz de moldar SOZINHO um jogo tão atrativo e aconchegante - ele fez tudo, a arte, som, historia, mecânica...como se não bastasse ele ainda esta para adicionar mais coisas para melhorar o mesmo!Logo é bem capas que após algum tempo desta review o mesmo seja ainda melhor do que já é.
Bom:
Leve e atrativo
Liberdade
"Infinito"
Provavelmente roda na maioria dos pcs
Ruim:
Tarefas se tornam enjoativas.
Algumas interações se tornam enjoativas.
Falta de variedade em alguns aspectos.
Trafico: 8
Som: 8
Jogabilidade: 8
Customização: 9
Historia: 5
Nota Final: 8.5
Comentário do Autor
Eu não posso simplesmente falar que este é praticamente um jogo perfeito, mas, não fazer isto simplesmente me doi o coração.
Stardew Valley é simplesmente um jogo maravilhoso repleto de coisas tão pequenas, mas, que são capazes de preencher o vazio com cenas repletas de vida.
Claro que o mesmo não é perfeito - há de se considerar que uma vez que você chega ao cume do capitalismo em sua fazenda as coisas passam a não fazer muito sentido, afinal, já se tem tudo e não resta muita coisa se não decora-la ( a fazenda ) para representar toda a fartura
Após o primeiro ano as coisas passam a se tornar um tanto quanto iguais e o que fica é apenas alguns dos segredos que rondam determinados locais.
Também é notavel que falta bastante variedade em alguns dos aspectos, por exemplo, o combate poderia ser muito mais ampliado - chefões?magias?habilidades especiais?mais variedade de inimigos...tudo isto melhoraria demais o mesmo.
À temática do mesmo pode não agradar algumas pessoas.
Tirando isto eu diria que é um jogo totalmente recomendado ainda mais por conta que o desenvolvedor tem feito patchs constantes para melhorar cada vez mais o mesmo.
Para aqueles que vão jogar eu só diria para não tentar apressar as coisas, afinal, não tem fim no mesmo - o importante é ir com calma e explorar cada conteúdo deste jogo que realmente foi feito com cuidado, dedicação e amor.
PS - O que é notavel de Stardew é que se pode jogar o quanto quiser na velocidade que desejar.
Ao contrario de outros títulos de empresas gigantescas onde você joga o jogo, zera e o descarta por não ter mais motivos para joga-lo.
0 Comentarios:
Postar um comentário