Foto de divulgação do RPG Maker MV, provavelmente, a ferramenta mais famosa e utilizada para a criação de jogos. |
A geração que nasceu com os jogos eletrônicos e cresceu com eles.
Desde muito cedo acompanhou toda a evolução destes, do momento dos primórdios do famoso Pong a criação de grandes obras que marcarão gerações e ajudarão algumas pessoas a acabar com o tédio.
Consoles, fliperamas, eletrônicos, game boys, PCS...e por ai vai.
Esta ligação direta do nascimento ate a fase adulta acabou que despertando o interesse de muitos de entrar nesta área, mas, é necessário tomar alguns cuidados para não fazer seu tempo ser em vão...
Trata-se de uma área nova e que ainda não tem muitos lecionadores ou ate mesmo pessoas de renome para ensinar uma nova geração neste mercado que aparenta ser um grande sucesso. Muitos que sonham em se tornarem desenvolvedores de sucesso acabam que esquecendo de algumas coisas básicas que são necessárias para a criação de um jogo.
1 - notar o meio em que se vive.
No Brasil, o mercado de jogos ( eletronicos, em que se tem um desenvolvedor BR e que faz um jogo especificamente para o publico brasileiro ) é bem fraco, falta empresas e investimentos para o desenvolvimento de grandes jogos que tenham na assinatura uma equipe inteira de brasileiros.
Este é um fator crucial para se levar em conta, em um país onde não há bons exemplos não há como ensinar aqueles que querem serem desenvolvedores de sucesso com material "nacional".
Hoje os principais desenvolvedores estão no oriente, são os países que valorizam bastante os jogos (Coreia)
Do nosso lado do globo, se tem o EUA que tem também um mercado forte eletrônico, o fato deles serem a principal economia hoje em dia também ajuda para que se tenha quase sempre uma versão inglês de praticamente tudo; logo, ate mesmo as ferramentas utilizadas para a criação dos jogos acabam ficando em inglês, caso contrario, seus criadores não ganham grande renome ( motivo pelo qual eles passam seus conhecimentos para o inglês )
2 - Tempo, criatividade, estudo
O desenvolvimento de um jogo é algo extremamente trabalhoso e consome MUITO TEMPO. Se esta fazendo o desenvolvimento sozinho, ainda mais, uma vez que é necessário fazer muitas coisas - divulgação, arte, rascunhos, enredo...e por ai vai, também ira sofrer com falta de vontades e ira atrasar cada vez mais, ideal é tornar o desenvolvimento um hobby.
Criatividade; provavelmente o mais importante deles.
É este que ira lhe dar a base e personalidade ao que você quer criar. A criatividade de muitos desenvolvedores foi o que permitiu que o jogo deles, mesmo que, um pouco rústicos tenham sido um grande sucesso. Esta engloba objetivo, historia, sentido, ideia, arte...e por ai vai.
A união dos fatores juntamente a tentativa de moldar perfeitamente e adicionar tudo aquilo que se deseja é o que acaba fazendo com que a criatividade se sobressaia, esta é o motivo pelo qual os jogos ficam marcados.
É necessário estudo e pesquisa, procurar material para implementar para conseguir colocar a "criatividade" dentro do jogo.
3 - Ferramentas, inicio do trabalho.
Para começar uma criação e dar inicio ao trabalho é necessário escolher a ferramenta certa.
Lógica básica, não se utiliza uma motosserra para colocar um prego e não se utiliza de um martelo para cortar uma arvore.Na criação de um jogo é a mesma coisa; A ferramenta certa poderá ser a diferença de um jogo ser um sucesso ou não.
O seu estilo pode ser melhor para o Unity, RPG Maker, Flash, Unreal Engine, Stencyl... e por ai vai.
Em alguns outros casos é necessário aprender linguagens de programação C++, Java, Python....( Deixo sites para estas no fim )
Mas a forma mais fácil é através das ferramentas já disponíveis, conhecendo e dominando estas é possível fazer um jogo próprio sem ter que ir muito a fundo nas linguagem de programação.
Outra coisa notável é que é necessário ter uma arte que sirva como marca para seu jogo, isto, pode ser feito através de ferramentas de edição de imagem; Photoshop ou Gimp ( Uma alternativa gratis para o mesmo )
Escolhendo estas é hora de dominar a mesma, mexer, aprender, entender, descobrir, executar...dando inicio a criação do jogo.
4 - Teste, aprimoramento, teste, correção, aprimoramento...deixar outros testar, opinião destes, aprimoramento, correção.........Publicação.
Esta é uma fase importantíssima e que envolve visão critica e honestidade.
Jogando o próprio jogo é possível ver brechas, imperfeições, falhas que posam ter sido passadas despercebidas, estas tem que ser corrigidas, visando algo limpo e que represente a experiência que se tem o desejo de trazer.
A honestidade vai de olhar o próprio jogo com imparcialidade, se o mesmo é bom ou não, a ausência de coisas, nota que se daria...
Importante ainda é não entregar um trabalho incompleto, por isto é obrigatório arrumar e aprimorar tudo antes de trazer a público. Não se deve vender um produto incompleto aos outros...
Pagar uma roupa e a mesma vir furada. Comprar uma bebida com apenas metade do conteúdo, comprar um par e vir uma unidade...Eis que se chega a fase final, que caso se tenha tido uma honestidade inicial, esta não terá muitos problemas e dará sequencia direta para a publicação.
Deixar outros testarem é essencial, pois, um olhar sobre outro ângulo quase sempre revela algo.
Após esta se tem as os aprimoramentos e correções...eis que chega o momento de publicar, aqui tem que ter publicidade, divulgação, noticias, e por ai vai. Isto pode ser feito atraves de paginas, redes sociais ( grupos ), pessoas publicas, youtube, plataformas...etc
As ferramentas de criação dos jogos que listei, geralmente, tem formas próprias de publicar os jogos, isto vai de cada um de descobrir qual é a melhor plataforma para a publicação, algumas destas, exigem que se pague algo antes de publicar o jogo.
A plataforma mais desejada hoje é justamente a STEAM, mas, para publicar por lá também é necessario pagar uma taxa.
Considerações Finais.
Não é fácil fazer um jogo, exige muito e tem que haver uma dedicação gigantesca
Para a sorte dos sonhadores, hoje, existe muitas ferramentas que facilitam isto e que podem ajudar estes a publicarem seus próprios jogos.
Nos casos de jogos mais avançados, estes muitas vezes exigem o trabalho de mais de uma pessoa pois envolve trabalhos artísticos, programações, marketing, adaptações...entre outras coisas.
Notável também uma grande ausência de brasileiros neste mercado do desenvolvimento dos jogos, motivo pelo qual, o aprendizado através de cursos por aqui no Brasil é extremamente fraco.
Por isto é muito importante buscar fontes e conteúdo de fora e que geralmente estão em inglês para conseguir realmente saber o necessário para produzir um jogo um pouco mais adequado.
Comentário do Autor
Este post é primeiro de tudo uma homenagem a um amigo; este acredita, que perdeu tempo com a faculdade de "programação de jogos" que ele fez.
No meu caso, quando se esta fazendo um jogo sozinho é necessário tratar este como um hobby, há muito trabalho envolvido e tem que ir completando de pouco em pouco. Buscando trazer a melhor experiência.
Notável que para desenvolver é preciso ter as ferramentas e conhecimentos estes podem facilmente ser encontrados na grande "biblioteca" que é a internet.
O inglês é obrigatório para conseguir se utilizar delas e acompanhar os avanços das programações. No Brasil este mercado não é tão grande, por isto é necessário o inglês.
Links - ( $ - tem que comprar )
Unity ( tem versão paga e grátis )
Rpg Maker ( $ )
Unreal Engine ( de graça, mas, caso publique o jogo tem que pagar uma parte para os cara do Unreal )
Flash ( $ )
Stencyl ( grátis )
Caso queira aprender linguagens de programação.
HTML5/CSS - Semantic
Javascript - Prototype
Python - Django
Edição de imagem
Adobe Photoshop CS6 ($) ( Não consigo achar o mesmo, aparenta que mudarão ele. )
Gimp
1 Comentarios:
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